terça-feira, 24 de janeiro de 2012

WEBQUESTBRASIL - ATIVIDADE 5.3.2 - AUTORIA

Atividade do curso de linux educacinal, podendo ser acessada pelo site webquestbrasil.org em forma de apresentação por titulo:  

INTRODUÇÃO

      As substancias podem combinar-se umas as outras, transformando – se em novas substâncias. Tais transformações são denominadas Reações Químicas e constituem exemplos de fenômenos químicos.
          As combinações dependem da afinidade química entre as substancias e obedecem a determinadas leis.
          As substâncias que participam de uma reação química, ou seja as que vão interagir e sofrer transformação, são denominadas Reagentes.  As que resultam da reação química são denominadas Produtos.

 





TAREFA

     1. Identificar transformações que evidenciam reações químicas.
     2. Conceituar reações químicas.
     3. Demostrar que reações químicas podem gerar energia.
     4. Trabalhar com representações de reações químicas através de símbolos.
     5. Para esta atividade serão necessário materiais.
         5.1 1 tubo de ensaio.
         5.2 Pedacinhos de zinco.
         5.3 Aguá destilada Acido sulfúrico.

PROCESSO

    No primeiro momento deve se sapara a sala em grupo, visando a discussão do assunto a ser trabalhado a onde o professor vai aos grupos e não o grupo ao professor.
    Logo depois deve se conceituar as reações químicas, e identificar quais evidenciam as reações, mostrando quais símbolos representam as condições a qual as reações ocorrem , através de equações químicas e simbolo de notação de agregação dos estados, sólidos, líquidos e gasoso.    
    Agora sera efetuada a experiencia :
       1. Coloque os pedacinhos de zinco no tubo de ensaio
       2. Juntar um pouco de água datilada
       3. aso poucos,pingar algumas gotas de acido sulfúrico.

    Observação :
    Para misturar um acido concentrado com água, coloque o acido, aso poucos na água; nunca fazer o contrario.

    Logo depois de ser feita a experiencia os aluno deve documentar o resultado em seu cadernos e, de como foi feita a experiencia e debate em grupo qual sera a equação desta reação e que tipo de gás foi liberando na reação e que tipo de de energia foi liberada e qual e o produto desta reação.
    Esta atividade pode ser estendia para outras outras substancias e quais são seu resultados como, Bicarbonato de sódio com vinagre que resultar em desprendimento de gás ou cloreto de de sódio om vinagre sendo o resultado que nada acontece mais qual sera a equação desta experiencia, também pode ser desenvolver com os alunos a destilação da água  e de outras substancias e qual os aspectos da misturas tendo como
    O objetivo desta atividade e mostrar aos alunos alguns processos de separação de diferentes misturas através de atividades praticas, visando a interação dos alunos e questionamento, sabemos que de forma mais simples,

    Substancias: tem composição definida, expressa por uma formula.
    Misturas tem: composição química variável, não expressa por uma fórmula.

AVALIAÇÃO

    Como sugestão pode ser montados os grupos de alunos conforme a ordem numérica do diário de classe ou feita de acorde como os interesses dos alunos visando ter apenas o mesmo numero de alunos por grupo, mais cabe o professor escolher a forma mais conveniente para esta divisão, o professor pode ate aproveitar que os grupos estão divididos trabalhas com uma gincana a onde o grupo ter que desafiar o outro grupo descobrindo e definido os reagente e produtos das equação químicas, visando o aspecto pedagógico de desenvolver a cooperação e senso de responsabilidade, a tolerância e divisão das responsabilidade e o respeito multo no trabalha em grupo.
    Mais o professo deve esta atento que esta atividade deve ser trabalhada de forma de ter um bom rendimento necessita de um período mais logo sendo assim deve ser reservado duas aulas seguidas para o ensino do conteúdo e da atividade pratica.
    No final da atividade de ser reservado um minutos para debate e analise final do conteúdo, fazendo o resumo geral doas atividades apicadas, levando os alunos a descobrir por que isso aconteceu. Traves de pesquisar o aluno deve pesquisar mais sobre o conteúdo e e as questões em aberto como por exemplo por que a reação entre sódio om vinagre por que  nada acontece.
    De forma geral a avaliação sera definida pelo conteúdo trabalhado e como os alunos assimilaram este conteúdo,  ressaltando que as atividade e discussão deve ser anotadas por todas o  grupos.

CONCLUSÕES 

    O resultado da atividade dever ser bem definido, mais a muitos outro tema a se trabalhar sendo assim não se a tendo apenas a atividade em sim mais também na produção de equipamento para esta atividades e como os alunos estão aprendendo o conteúdo individualmente.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CALCULO E EXECÍCIOS DE TRIGONOMETRIA

     Depois da iniciação da trigonometria, vamos ao cálculos e a atividades, o calculo e bem simples, pois se aplica o Teorema de Pitágoras para obter sua resolução, vamos ao ao trabalho:

     Calcule o valor do segmento desconhecido em relação ao ângulo alfa no triangulo retângulo a seguir:

    


     A posição dos catetos adjacente e oposto muda conforme a indicação do ângulo agudo do retângulo da pergunta, para calcular, o seno (sen), cosseno (cos), e a tangente (tg) basta aplicar sua formulas:
     Vamos aplicar tomando como base o nosso primeiro exercício, seja a tabela abaixo:


     Agora vamos fazer um outro exercício pratico:
     
     Um ciclista acrobático vai atravesar de um prédio a outro com uma bicicleta especial, percorrendo a distância sobre um cabo de aço, como demostrado o esquema a seguir:



Qual é a medida mínima de comprimento de cabo de aço:



Novo mundo: sem vida

     As crianças de hoje não são com eram ma milha época, pois agente brincava fora de casa fazia bonecos com terra, joga bola na rua, pulava e corri por ai subia e descia em pés de manga e quando estava anoitecendo nossa mãe sempre dizia filho vem para dentro tomar banho e jantar, hoje os tempos são outro as crianças não podem sair de casa, pois este muito violento para ficarem lá fora as mães não tem tempo para dizer o que o filho deve fazer, pois estão muito ocupada como trabalho, o jantar não existe mais apenas comem qualquer coisa saturada e da para viver o muitos nem tomam banho, pois estão de foram negativa conectado 24 horas e quando o fazem o  twitter  e o primeiro a saber novas redes sócias apareceram e se multiplicaram mais o convívio social físico morreu.
     Para todo lado que se olha tem uma câmera registrando por aonde se vai e por onde e quando se vem esta constante vigia e praticamente em vão, pois mesmo assim a violência não para ela se aderiu a toda tecnologia possível para fazer o mal para nossas crianças mesmas os adultos não estão seguros, pois hoje temos crianças que nunca poderão mexer com terra, pois esta tudo este asfaltado e o verde das matas e florestas foram trocados por escalas de cinzas das fumaças dos automóveis a única vegetação que nossa criança conhece e aquela digital a algo se encontra em jogos ou imagem do passado no qual eu vivi e encontrado na internet. As frutas consumidas pelas nossas crianças são lindas por fora e podres por dentro contaminadas pelos usos constante de agrotóxicos a fim de obter mais lucro resultado de um mundo consumista e caótico, veja que as crianças são os futuro mais se as crianças são o futuro porque será que consumimos o nosso presente com a degradação das mata e afim de lucros e lucros mais qual futuro restará para elas um mundo devastado por erosões  um  completo deserto sem água e muito mesmos vida.
     E fato que a tecnologia trouxe com sigo muitos benefícios mais por outro lado seu malefícios mudaram nosso estivo de vida para um pior no qual nossas criança são fracas falam uma linguagem própria um tal infor-guês,  tendo como amigo varias pessoas mais não conhece nenhum delas pense no meu tempos criança pediam cachorros hoje elas querem  um computador mais tudo embutido para que não mais interagimos como o mundo o qual nos cercas abrimos portas para o mundo nos colocando vulneráveis a nova face da violência os ataques tecnológicos crescem a fobia do viver exterior  nos coloca mais  neste mundo conectado com tudo e a todos mais sem ter conhecimento de que são e se são verdadeiramente o que dizem ser.

Autor: Renato Rodrigues dos Santos

Noite Cultural

Cartaz ilustrativo de evento na UE (unidade educacional), as informações são ilustrativas.

INICIO DA TRIGONOMETRIA

TRIGONOMETRIA
     
      Trigonometria é o ramo da matemática que tem por objetivo a resolução completa das triângulos, ou seja, a determinação da medida de seus lados e seus ângulos internos, enriquecendo o estudo da geometria Plana.
     A a palavra trigonometria e seu significado original:
trigono = triangular
metria = medida

     Razoes trigonometrias no triangulo retângulos

    Num triangulo retângulo, podemos estabelecer razoes entre os ângulos e as medidas dos catetos e da hipotenusa.
    Consideramos um triangulo retângulo ABC e um ângulo agudo onde a, b e c são as medidas dos lado:



 


     Podemos estabelecer as seguintes razões:

1°) Seno de um ângulo agudo:









2°) Cosseno de um ângulo:








3°) Tangente de um ângulo: