terça-feira, 24 de janeiro de 2012

WEBQUESTBRASIL - ATIVIDADE 5.3.2 - AUTORIA

Atividade do curso de linux educacinal, podendo ser acessada pelo site webquestbrasil.org em forma de apresentação por titulo:  

INTRODUÇÃO

      As substancias podem combinar-se umas as outras, transformando – se em novas substâncias. Tais transformações são denominadas Reações Químicas e constituem exemplos de fenômenos químicos.
          As combinações dependem da afinidade química entre as substancias e obedecem a determinadas leis.
          As substâncias que participam de uma reação química, ou seja as que vão interagir e sofrer transformação, são denominadas Reagentes.  As que resultam da reação química são denominadas Produtos.

 





TAREFA

     1. Identificar transformações que evidenciam reações químicas.
     2. Conceituar reações químicas.
     3. Demostrar que reações químicas podem gerar energia.
     4. Trabalhar com representações de reações químicas através de símbolos.
     5. Para esta atividade serão necessário materiais.
         5.1 1 tubo de ensaio.
         5.2 Pedacinhos de zinco.
         5.3 Aguá destilada Acido sulfúrico.

PROCESSO

    No primeiro momento deve se sapara a sala em grupo, visando a discussão do assunto a ser trabalhado a onde o professor vai aos grupos e não o grupo ao professor.
    Logo depois deve se conceituar as reações químicas, e identificar quais evidenciam as reações, mostrando quais símbolos representam as condições a qual as reações ocorrem , através de equações químicas e simbolo de notação de agregação dos estados, sólidos, líquidos e gasoso.    
    Agora sera efetuada a experiencia :
       1. Coloque os pedacinhos de zinco no tubo de ensaio
       2. Juntar um pouco de água datilada
       3. aso poucos,pingar algumas gotas de acido sulfúrico.

    Observação :
    Para misturar um acido concentrado com água, coloque o acido, aso poucos na água; nunca fazer o contrario.

    Logo depois de ser feita a experiencia os aluno deve documentar o resultado em seu cadernos e, de como foi feita a experiencia e debate em grupo qual sera a equação desta reação e que tipo de gás foi liberando na reação e que tipo de de energia foi liberada e qual e o produto desta reação.
    Esta atividade pode ser estendia para outras outras substancias e quais são seu resultados como, Bicarbonato de sódio com vinagre que resultar em desprendimento de gás ou cloreto de de sódio om vinagre sendo o resultado que nada acontece mais qual sera a equação desta experiencia, também pode ser desenvolver com os alunos a destilação da água  e de outras substancias e qual os aspectos da misturas tendo como
    O objetivo desta atividade e mostrar aos alunos alguns processos de separação de diferentes misturas através de atividades praticas, visando a interação dos alunos e questionamento, sabemos que de forma mais simples,

    Substancias: tem composição definida, expressa por uma formula.
    Misturas tem: composição química variável, não expressa por uma fórmula.

AVALIAÇÃO

    Como sugestão pode ser montados os grupos de alunos conforme a ordem numérica do diário de classe ou feita de acorde como os interesses dos alunos visando ter apenas o mesmo numero de alunos por grupo, mais cabe o professor escolher a forma mais conveniente para esta divisão, o professor pode ate aproveitar que os grupos estão divididos trabalhas com uma gincana a onde o grupo ter que desafiar o outro grupo descobrindo e definido os reagente e produtos das equação químicas, visando o aspecto pedagógico de desenvolver a cooperação e senso de responsabilidade, a tolerância e divisão das responsabilidade e o respeito multo no trabalha em grupo.
    Mais o professo deve esta atento que esta atividade deve ser trabalhada de forma de ter um bom rendimento necessita de um período mais logo sendo assim deve ser reservado duas aulas seguidas para o ensino do conteúdo e da atividade pratica.
    No final da atividade de ser reservado um minutos para debate e analise final do conteúdo, fazendo o resumo geral doas atividades apicadas, levando os alunos a descobrir por que isso aconteceu. Traves de pesquisar o aluno deve pesquisar mais sobre o conteúdo e e as questões em aberto como por exemplo por que a reação entre sódio om vinagre por que  nada acontece.
    De forma geral a avaliação sera definida pelo conteúdo trabalhado e como os alunos assimilaram este conteúdo,  ressaltando que as atividade e discussão deve ser anotadas por todas o  grupos.

CONCLUSÕES 

    O resultado da atividade dever ser bem definido, mais a muitos outro tema a se trabalhar sendo assim não se a tendo apenas a atividade em sim mais também na produção de equipamento para esta atividades e como os alunos estão aprendendo o conteúdo individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário